Diálogos Clínicos Através do Cinema


DIÁLOGOS CLÍNICOS NO SEAMA, foi organizado pelo Centro Clínico Seama de Psicologia e ocorreu nos dias 8 e 9 de Novembro de 18:30hs às 20:30hs com a exibição e diálogo a respeito de oito curta metragens produzidos pela galerinha do 10º semestre da Faculdade Seama. Se fizeram presentes no evento acadêmicos e profissionais de psicologia.


SINOPSES:
O CICLO SEM FIM (curta apresentado no CONAPSI 1 – I Congresso Amapaense de Psicologia, II Ciclo de Palestras do Centro Clínico Seama de Psicologia e no Dia Mundial da Saúde Mental: “Depressão, uma crise Global”) – evolução; Baseado no clássico livro O Macaco Nu, de Desmont Morris, o curta-documentário relata, resumidamente, através de fotos e vídeos, a história de nossa espécie, focando na ótica da agressividade, de como evoluímos até nos tornarmos seres onde a agressividade que era usada para sobrevivência passou a ser usada para destruição. “A agressividade visa a dominação e não a destruição”, disse Morris.

QUANDO O SILÊNCIO FALA (curta apresentado no CONAPSI 1 – I Congresso Amapaense de Psicologia) – depressão; A depressão é um tema cada vez mais recorrente no mundo de hoje. Considerada por alguns estudiosos como a doença do futuro, o transtorno é muito sério e sua frequência em clínicas de saúde só tem aumentado. Precisamos repensar sobre isso, mas antes vamos entender através da fictícia história de Carlos Bezerra como a depressão pode ser ferrenha e precisa ser levada a sério.

BORN TO BE WILD (curta apresentado na abertura da 2ª exposição científica de Psicologia e trecho na 2ª Mostra nacional de práticas em Psicologia) – vida/obra de Carl Rogers; Repleto de paródias, a história da mente por traz da Abordagem Centrada na Pessoa é mostrada de modo bem humorado e sarcástico, mas sem perder o compromisso com a informação e com a exploração do universo criado por ele. 

A VIDA É UMA NICE (Apresentado na abertura da 1ª mostra de vídeos dos cursos de Saúde da Faculdade Seama, no II Ciclo de Palestras do Centro Clínico Seama de Psicologia e no Findando Junho (evento cultural)) – toc, o transtorno obsessivo-compulsivo e a ansiedade; Vamos entender o que é toc? Esse é o convite. Tantos mitos e superstições rondam esse transtorno mais comum do que se pensa. Comédia escrachada sobre o transtorno e a ansiedade, vamos desbravar as histórias de Lindolfo, Gislane e Creuzilene e conhecer o mundo por trás do TOC e da ansiedade.

PERSONNALITÉ: O CARÁTER HUMANO (Apresentado no II Ciclo de Palestras do Centro Clínico Seama de Psicologia) – Transtornos de personalidade narcisista, histriônica e paranóide; Estudo obrigatório para profissionais de saúde mental, os transtornos de personalidade são sempre temas recorrentes. Drama e suspense acompanham essa história, sem perder o bom e velho toque humorístico.

WAR: RESISTÊNCIA (apresentado na Semana do Calouro 2012.1) – resistência na clínica psicanalítica; Resistência foi uma das características pontuadas por Freud dentro do processo de análise. É parte integral e necessária na psicoterapia. Entender como isso pode se aplicar no analisando e no profissional analista é essencial. Vários temas psicanalíticos são abordados para se falar de resistência: complexo de Édipo, amor transferencial, mecanismos de defesa do ego e etc. Ficção e entrevistas com psicanalistas envolvem o espectador. 

TODO MUNDO NO DIVÃ (Apresentado na 2ª Mostra Nacional de práticas em Psicologia) – medo social da psicoterapia; Muito se fala a respeito da psicoterapia. Muito do que se fala é pura convenção social. Vamos brincar com isso e nos divertir em mais um jogo de paródias, ironizando as crenças que o senso comum guarda sobre a psicoterapia;

ATIVIDADE DIGITAL (Apresentado na 2ª Mostra Nacional de práticas em Psicologia e no Dia Mundial da Saúde Mental: “Depressão, uma crise Global”) – novas tecnologias e subjetividade; O mundo muda, as tecnologias mudam o mundo, Ou é culpa do homem? Onde nos encontramos diante de tudo isso? A atividade digital já domina nossas vidas e nossa subjetividade parece interligada a isso, onde apesar de não termos peças robóticas, sumariamente estamos tão envolvidos com as tecnologias que viver sem elas é quase como extirpar um órgão.

Um dos vídeos apresentados foi o "Atividade digital" disponível no Youtube, confira abaixo:


0 comentários:

Postar um comentário

 
PsiCogitando:: Penso, logo escrevo! © 2013 | Designed by Maay Teodoro ~~ Tecnologia Blogger